O que é o Flywheel da HubSpot e o que muda no Inbound Marketing

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Por Valentina Sales - 05 de Junho de 2018

A construção de uma marca na internet demanda muita persistência, tentativas, erros e acertos durante toda a existência da marca. Com o mercado cada vez mais dinâmico, a visão do marketing e sua relação com as vendas têm mudado. Antes encarada como um funil, a metodologia da HubsSpot agora enxerga a Jornada do Consumidor como uma roda ou, como em suas próprias palavras, um “Flywheel”.

Entenda o que é Flywheel HubSpot

Imagine que uma roda, para começar a se movimentar, exige um grande esforço em seus primeiros movimentos. Depois de um tempo, com a manutenção da força aplicada, ela passa a se locomover com cada vez mais facilidade e agilidade.

No Inbound Marketing, esse conceito se encaixa perfeitamente quando define que as ações que normalmente devem ser tomadas para aumentar leads e rankeamento em buscas orgânicas demoram para começar a apresentar resultados. Neste caso, a dedicação da equipe responsável com o Flywheel HubSpot é fundamental, pois o tempo e a persistência começam a gerar frutos. Sua empresa conquista novos seguidores nas redes sociais e começa a aparecer entre as primeiras sugestões nas pesquisas do Google.

Lembre-se que o objetivo é construir um relacionamento com seus usuários tornando-se um influenciador na sua área de atuação. Compartilhe conteúdos de qualidade para aumentar seu page rank. Distribua seu conteúdo por meio do link building e técnicas de SEO.

Qual a velocidade que o Flywheel HubSpot pode alcançar?

No mercado atual, as vozes mais potentes são as dos clientes. Isso significa que quanto mais satisfeitos com seus produtos ou serviços, mais rápido a roda girará. Por esse motivo, o Service Hub da HubSpot é um grande aliado no ganho de velocidade do Flywheel.

Com a mudança nas expectativas de serviço das pessoas, nos últimos dois anos, tornou-se necessário trabalhar ainda melhor a visibilidade da sua empresa. Atualmente, se alguém estiver com alguma dúvida ou problema com um fornecedor, a primeira ação será fazer uma busca no Google. Outra possibilidade é acessar o site da companhia ou o Facebook esperando conversar com alguém que possa ajudar. Não encontrando uma resposta satisfatória, sua roda pode começar a perder força.

O que é preciso?

Para construir um sistema inovador, que permita ao fornecedor criar essa experiência moderna, é preciso ter sistemas de base de conhecimento, de SEO, de chat para seu site, de mensagens para o Facebook, de tickets e de marketing de clientes, além de um construtor de bot e um Net Score Promoter, constantemente sincronizados com o seu CRM.

O Service Hub da HubSpot possui todas essas ferramentas, com a vantagem de que o aprendizado da interface e as contas a pagar são de apenas um sistema e não de oito. Essa mudança de pensamento - da lógica do funil para o Flywheel - é entusiasmante e traz resultados muito positivos para as empresas!

Sua empresa utiliza do processo de Flywheel HubSpot para ampliar o crescimento? Comente!

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