4 KPIs de e-mail marketing que você precisa acompanhar

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Por Valentina Sales - 11 de Outubro de 2019

Suponho que se você está disposto a seguir essa leitura, você é daqueles profissionais que entende todo o potencial do e-mail marketing, certo? Você sabe que é uma ferramenta de comunicação um para um poderosíssima desde que você esteja trabalhando com o mailing certo.  Mas você já definiu e acompanha os KPIs de e-mail marketing?

Continue comigo porque vou falar de 4 KPIs de e-mail marketing que dizem muito sobre qualidade e assertividade de suas campanhas!

 É fundamental analisá-las e acompanhar a evolução delas para elaborar estratégias de sucesso e ter impactos positivos no negócio.

Antes de irmos adiante, porém, vamos nos deter em duas premissas de ouro. A primeira é que é preciso avaliar e limpar a base com frequência, pois se não o fizer, os insights obtidos a partir dos indicadores serão imprecisos e não ajudarão a promover melhorias efetivas.

Outro ponto importante: na hora de fazer o acompanhamento da evolução dos indicadores ao longo de um determinado período de tempo, tenha em consideração as variáveis. Por exemplo, se estamos comparando a performance de campanhas similares de um ano atrás, a base de contatos era a mesma?

Se a lição de casa está feita e o mailing está no ponto, mãos à obra!

Taxa de abertura de e-mail

Vamos pensar o seguinte: nem todo mundo da sua base chega a abrir as mensagens que você envia, certo? Saber quantos contatos efetivamente chegam a abrir os e-mails é um indicador extremamente importante e está associado a três aspectos fundamentais: a equipe de criação está acertando a mão na escolha dos assuntos dos e-mails, a empresa tem um ótimo relacionamento com os assinantes e, por último, mas não menos importante: você conseguiu desviar das pastas de spam.

Entre as principais razões para um contato abrir seus e-mails é o grau de personalização do assunto, a criatividade da linha do assunto e se o conteúdo indica alguma oferta.

Taxa de cliques

Apesar de a abertura de e-mail ser um indicador importante no e-mail marketing, quem utiliza a ferramenta deseja mais do que isso, não é mesmo? Geralmente o grande objetivo do e-mail marketing é direcionar tráfego relevante para algum lugar, seja o site da empresa, uma landing page específica ou até para o e-commerce. A taxa de clique significa que, além de ser captado pelo assunto (taxa de abertura), o contato está realmente envolvido com o conteúdo que você está oferecendo a ponto de clicar nos links indicados.

Você pode calcular essa taxa de duas formas. 

  • Com base no número de e-mails enviados:

Taxa de Cliques (CTR) % = (número de cliques / número de e-mails enviados) x 100

  • Com base no número de e-mails abertos

Taxa de cliques (CTOR) (%) =  (número de cliques / número de e-mails abertos)  x 100

Particularmente, acho interessante fazer o cálculo com base nos e-mails abertos, pois isso permitirá com que você identifique os problemas com mais precisão. Há empecilhos na taxa de abertura e o ideal é fazer mudanças na linha de assunto ou verificar se o e-mail está indo para blacklists, por exemplo, ou os obstáculos estão na taxa de cliques, o que demandará um novo planejamento em relação ao conteúdo?

Taxa de conversão

Os e-mails marketing que você envia têm objetivos diferentes: pode ser inscrição em um evento, preenchimento de formulário, inscrição para demonstração de um produto ou serviço, download de algum conteúdo ou efetivamente a compra de um produto online. 

A taxa de conversão mede o quanto os seus contatos realizam as ações que você deseja. É um indicador muito importante pois ajuda os times de marketing e vendas a terem ideia do quão perto estão do objetivo comercial maior da empresa. 

Taxa de cancelamento da inscrição

Claro que, em se tratando de uma estratégia inteligente, a qualidade das listas de e-mail marketing é infinitamente mais importante do que a quantidade, pois estamos falando aqui em trabalhar com leads qualificados. No entanto, é muito importante prestar atenção quando nota uma debandada da lista de inscrição. Se pessoas que você considera leads qualificados estão querendo deixar de receber suas mensagens há algo errado e uma correção de rota a ser feita. 

Acompanhar e extrair insights das KPIs de e-mail marketing é muito importante porque, assim, é possível discutir com as equipes as oportunidades de melhoria com base em indicadores muito claros. Também são dados importantes para se comunicar aos gestores da empresa ou, no caso das agências, aos clientes.

Para conseguir levar suas táticas de e-mail marketing adiante com mais eficiência, liberando as equipes para atividades importantes, é bom poder contar com uma ferramenta na qual você possa automatizar seu fluxo de e-mails, como a HubSpot. 

Tem usado KPIs de e-mail marketing nos seus planejamentos? O que você e sua equipe têm aprendido com os resultados e com a experiência?

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