BAIXE O E-BOOK!
BAIXE O E-BOOK!

Convergência, HubSpot CMS

Como migrar seu site e blog do Wordpress para o HubSpot CMS

Guilherme Falanga
Por Guilherme Falanga em 11 de Fevereiro de 2020 17:00:00 BRT | 5 min de leitura

Acredite: todo time de Marketing já passou por isso - especialmente aqueles mais antigos: em busca de um bom Content Management System (CMS), o Wordpress parece a melhor opção. Altamente customizável e relativamente barato

Mas, com o tempo, a equipe percebe que o gerenciamento de plugins e atualizações constantes (somado à dependência de programadores toda vez que são necessários ajustes) está deixando a operação lenta, burocrática e muito menos eficiente. Para piorar, a crescente onda de ataques e invasões à sites corporativos no mundo todo, cria uma séria preocupação ligada à segurança. 

Então, a busca por uma alternativa torna-se quase inevitável. E aí que muitos encontram no HubSpot CMS uma solução produtiva, segura e empoderadora para que o Marketing atue com mais liberdade. 

Isso porque, quando comparamos o WordPress e o HubSpot CMS,  a plataforma da HubSpot se destaca pela a facilidade de uso das ferramentas e pela integração gratuita com o CRM. 

Mas ela ainda vai além, porque permite uma integração nativa com diversas ferramentas e ferramentas,  transformando completamente a UX do site e, consequentemente, os resultados de vendas. 

Afinal, as pessoas buscam cada vez relações mais personalizadas e contextualizadas, enquanto empresas buscam oferecer as melhores experiências para seus prospects e clientes. 

Quando as equipes de Marketing percebem todo o potencial que a HubSpot pode despertar na empresa, a migração do Wordpress para o HubSpot CMS é só uma questão de tempo

Mas, é preciso tomar cuidado, principalmente para empresas que possuem uma vasta biblioteca de conteúdos publicados! Por isso, vamos mostrar como fazer uma migração segura e eficiente.  

Migrando seu blog para o HubSpot CMS 

O processo de migração do conteúdo do Wordpress para o HubSpot CMS é relativamente simples. Em aproximadamente 3 etapas simples, é possível fazer a migração completa de um lugar para o outro. No entanto, a preparação que antecede esse passo a passo é MUITO IMPORTANTE. 

Essa checagem e configuração vai garantir que o processo de migração ocorra de forma fácil, segura e eficiente. Dá uma olhada:

Plugins 

A primeira avaliação que deve ser feita é de quais plugins estão sendo utilizados no Wordpress, quais são suas funções e qual o equivalente na HubSpot. 

Neste artigo, nós falamos sobre os 11 plugins mais usados no Wordpress e qual é sua equivalência na HubSpot, mas o que é importante reforçar é que a HubSpot em geral, oferece ferramentas tão boas quanto ou superiores aos do Wordpress. Confira os principais: 

Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin que tem como objetivo oferecer ferramentas e dicas de configurações que impulsionam o SEO das páginas e posts. 

Na HubSpot, além das ferramentas básicas, você ainda tem acesso à configurações avançadas como Topic Clusters, Pillar Pages e vinculação à Campanhas.

Contact Form 7

O Contact Form 7 é o plugin mais famoso do Wordpress para a criação de formulários para web sites.

HubSpot: Assim como no Contact, a ferramentas de formulários da HubSpot permite a criação ilimitada de formulários. Mas, o diferencial do HubSpot CMS é que ele permite que as informações preenchidas no formulário sejam registradas automaticamente no CRM da empresa, permitindo a segmentação da base, assim como possibilita a utilização desta “ação” como gatilho para Réguas de Relacionamento, entre muitas outras. 

Google XML Sitemaps

Função: O Google XML Sitemaps tem como objetivo auxiliar o Google mapeando as páginas do site para ranqueamento, através de um documento XML específico.

HubSpot: Em contrapartida o HubSpot CMS possui o arquivo XML facilmente gerenciável onde é possível adicionar ou remover páginas do documento. Para saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui.

WordFence

O WordFence é o plugin que oferece maior proteção e segurança do CMS contra malwares e logins indevidos.

HubSpot, uma dos principais alicerces do seu sucesso é a preocupação e o investimento pesado na segurança da plataforma. Neste link você pode ter uma visão mais clara sobre o quão importante é a proteção dos dados. 

Jetpack

Função: O Jetpack é famoso por ter diversas funções, entre elas a segurança e a integração com as contas sociais da empresa.

Como já falamos sobre segurança na HubSpot, vou abordar somente suas ferramentas de compartilhamento social. A plataforma de CMS da HubSpot permite a integração nativa com as redes sociais da empresa, o que permite um compartilhamento muito mais rápido do conteúdo publicado. 

Para melhorar, a HubSpot ainda oferece uma área totalmente dedicada à manutenção das redes sociais que permitem um agendamento rápido e uma análise profunda dos resultados. 

Dica NA5: é preciso tomar muito cuidado quando o blog contém uma quantidade grande de plugins, ou suas funcionalidades são complexas. Nossa recomendação nestes casos é sempre buscar uma empresas especializada que possa fazer uma auditoria e indicar a melhor maneira de prosseguir. 

URLs

Se o seu site mudará de URL, será preciso mapear todos as URLs do blog e apontar o novo endereço em um documento CSV. Em seguida, usar a ferramenta de Redirecionamento de URL em massa - disponível para todos os usuários do HubSpot CMS. 

Dica NA5: não se preocupe, a HubSpot disponibiliza um passo a passo que te mostrará como fazer isso de maneira prática. 

Criação do Template na HubSpot 

Por fim, está na hora de criar um template para o novo blog na HubSpot. A criação de um template é muito fácil e a HubSpot oferece diversos modelos (gratuitos e pagos) que permitem que qualquer pessoa seja capaz de configurar, editar e publicar um blog. Neste artigo você pode ver como criar um template para o blog sabendo o mínimo sobre programação. 

Dica NA5: se o projeto de migração está sendo feito sem a assessoria de uma empresa especializada, recomendamos sempre tentar manter a estrutura do blog  mais próxima do original possível. Dessa forma, as chances de ocorrerem erros é drasticamente reduzida. 

Informações que não serão importadas 

Com as configurações acima feitas, o blog está pronto para ser importado. No entanto, é importante ressaltar alguns dados que não podem ser importados do Wordpress para o HubSpot CMS, como o histórico de acesso da página e algumas configurações dos comentários, como comentários anônimos (sem e-mail atrelado) e feitos através da conta do Facebook. 

Dica NA5: se o blog já continha o Google Tag Manager / Google Analytics, você ainda poderá acessar o histórico da página por lá.

Como migrar o blog para o HubSpot CMS 

O primeiro passo para migração é exportar todo o conteúdo do blog do Wordpress para um arquivo .XML. E isso é super simples; basta acessar o modo “admin” do seu blog e selecionar  a aba Ferramentas > Exportar no menu à esquerda. Em seguida, escolha apenas a opção para exportar os “Posts” e clique no botão “download do arquivo de exportação”. O download já será feito no formato ideal para a importação no HubSpot CMS. 

Certo, com este arquivo em mãos, está na hora de levá-lo à HubSpot. Para isso, você precisará acessar sua conta na HubSpot e clicar o ícone “” ¹, no canto superior direito. Depois, no menu à esquerda, selecione “Site” ² > “Blog” ³. E por último, é só clicar no botão “Importar blog” ⁴.

Como migrar o blog para o HubSpot CMS 

Pronto! Uma nova tela se abrirá e você pode selecionar quais páginas você quer importar. Fácil assim.

Porque fazer a migração com a NA5

Apesar da “simplicidade” da migração, é muito comum vermos no mercado empresas que abandonaram centenas de conteúdo durante esse processo, por conta dos problemas que parecem insolúveis. Além disso, também notamos que de forma geral, quando uma empresa faz a migração sem contar com um especialista HubSpot, ela não consegue ver como é possível integrar todas as ações de Marketing com o blog e criar estratégias verdadeiramente 360º - que trazem mais resultados.   

Por isso, sempre recomendamos que essa migração seja acompanhada por um parceiro HubSpot que garanta um processo seguro e muito mais produtivo.  Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a migrar do Wordpress para a HubSpot? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Ajudamos a sua empresa a crescer mais rápido!

Convergência, HubSpot CMS