Back to Blog

Como a HubSpot implementou o WhatsApp na sua operação (Case de sucesso)

Image of NA5 Labs: Especialistas em HubSpot
NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

A gente não cansa de falar: o WhatsApp é o canal de relacionamento mais importante para os negócios aqui no Brasil. E como mais um argumento super poderoso para essa afirmação, vamos mostrar como a HubSpot implementou o WhatsApp na sua operação, através da parceria com o Twilio. 

Já abordamos anteriormente algumas importantes estatísticas sobre o WhatsApp que todo Diretor Comercial deveria saber, que demonstram o papel do aplicativo no cenário brasileiro de negócios. A HubSpot, ampliando sua atuação na América Latina, também enxergou o potencial do WhatsApp tanto para vendas quanto no atendimento dos seus clientes e parceiros. 

No entanto, todos os contatos feitos pelos colaboradores da HubSpot através aplicativo eram feitos de forma individual. Você já sabe os riscos disso, não é?  

Para garantir uma auditoria confiável e o máximo de eficiência em cada contato feito por WhatsApp, a HubSpot em parceria com a Twilio, desenvolveu uma solução exclusiva para sua operação. Conheça mais sobre esse case de sucesso! 

Informações originais sobre o case podem ser acessadas através deste link: https://customers.twilio.com/2055/hubspot/ 

Desenvolvendo experiências excepcionais para os clientes com o WhatsApp e HubSpot 

A HubSpot quer oferecer uma experiência verdadeiramente holística para seus clientes. Para isso, ela contou com o Twilio para criar e implantar um projeto de integração do WhatsApp com seus sistemas de CRM, Marketing, Vendas e Service.

Para desenvolver esse projeto exclusivo, a HubSpot utilizou como base o Twilio Programmable Messaging e contou com um time de 2 desenvolvedores dedicados que ficaram responsáveis, durante 3 semanas, por implementar o WhatsApp na operação.

Muito importante: apesar de 3 semanas ser um tempo relativamente curto para se desenvolver uma integração desse nível, é importante ressaltar que a HubSpot tem o total domínio de suas próprias APIs e a Twilio é uma arquitetura conhecida da HubSpot — as ligações telefônicas realizadas pelo CRM da HubSpot são feitas a partir da tecnologia da Twilio. Vale lembrar que também é preciso considerar os prazos de liberação da API do WhatsApp Business.

Assim, se você deseja realizar uma integração da sua plataforma HubSpot com a Twilio, é importante que você considere os outros recursos (arquiteto de dados, D.B.A., etc.) e elementos necessários (H.A., throughput, etc.) para o desenvolvimento e manutenção de uma aplicação intermediária (middleware).

Nós sabemos que as grandes marcas querem passar longe da dor de cabeça de ter que desenvolver e manter uma nova aplicação que não agregará vantagem competitiva no negócio.

Por isso desenvolvemos a plataforma NA5, uma solução personalizada "Plug and Play" para que as empresas possam (assim como a HubSpot) integrar o Twilio (WhatsApp, SMS e Voz) ao HubSpot CRM, mas sem precisar investir em desenvolvimento. Ao fim da leitura, você pode ver mais informações sobre a nossa plataforma.

CTA da NA5. Clique para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot

Resultados

Os resultados foram excepcionais. A empresa colocou a opção de conversar pelo WhatsApp em seu CTA de agendamento de reuniões em e-mails para os prospects no Brasil, e obteve 88% mais cliques no CTA de contato por WhatsApp. Na Índia, os resultados foram semelhantes: 86% cliques a mais na opção WhatsApp, comparado à opção de agendar uma reunião por e-mail.

Foram gerados 88% mais cliques no WhatsApp comparado a outros aplicativos.

A empresa também colocou a opção "Conversar pelo WhatsApp" na seção de Fale conosco no aplicativo e viu o número de cliques aumentarem em 4% no total, sendo o CTA do WhatsApp o responsável por 55% desse aumento

Incrível, não é? Isso torna claro que clientes desejam ter a flexibilidade de novas opções, o que os proporciona uma experiência ainda mais positiva com a marca. E mostra também que o usuário brasileiro está muito mais disposto a conversar por WhatsApp do que em qualquer outra plataforma!

Conheça a integração premium de WhatsApp e SMS com HubSpot

Se você não pode dedicar programadores exclusivamente para a implementação do WhatsApp com seus sistemas, nem possui o investimento (de tempo e recursos) para fazê-lo, então você precisa conhecer o NA5 Conversas

A plataforma NA5 permite que os clientes HubSpot com Call Center utilizem a mesma tecnologia Twilio que a própria HubSpot utiliza para se comunicar via WhatsApp. E o melhor: pronta para usar (plug and play).

A integração de WhatsApp com HubSpot disponibilizada pela NA5 permite ir além do que conversar via WhatsApp. É possível disparar mensagens automáticas de WhatsApp e SMS definidas diretamente nos Fluxos de Trabalhos (workflows) e todas as conversas de WhatsApp e SMS são salvas automaticamente no CRM da HubSpot de forma rápida e eficiente.

Além disso, também é possível receber ligações telefônicas (inbound), na interface de Omnichannel. Para conhecer mais sobre essa solução, clique aqui


Related Posts

Escale a operação do Suporte com WhatsApp Business API e HubSpot

Image of NA5 Labs: Especialistas em HubSpot
NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

A sua empresa muito provavelmente oferece algum tipo de Suporte aos seus clientes - seja ela...

Read more

Call Center com WhatsApp + HubSpot: como escalar a operação e melhorar a experiência dos clientes

Image of NA5 Labs: Especialistas em HubSpot
NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

Quem nunca sonhou em escalar sua operação de verdade e conseguir mais resultados com menos...

Read more