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As vantagens de utilizar as automações de WhatsApp na operação Low-Touch

Por NA5 Labs em 29 de Junho de 2020 9:15:00 BRT | 10 min de leitura

O processo comercial Low-Touch é o sonho de muitas empresas. Afinal, é uma operação que possui poucas interações humanas, ou seja, há muitas oportunidades para automações. Mas, com a popularização do WhatsApp no ecossistema de comunicação entre pessoas e empresas, este tipo de operação se tornou mais complexa, por conta das limitações de automações da plataforma. 

Por essa razão, nós resolvemos mostrar como é possível utilizar as automações de WhatsApp nas operações de low-touch, garantindo toda a proximidade e conforto que o WhatsApp promove, sem perder o controle e a eficiência dos processos. 

Low-Touch e os novos desafios de relacionamento

A metodologia de Low-Touch vem crescendo significativamente nos últimos anos por conta de fatores como 

  1. O aumento do número de consumidores que querem fazer suas compras de forma autônoma, sem depender de conversas com vendedores;

  2. O desenvolvimento de novas tecnologias que permitem que as mensagens trocadas entre pessoas e empresas, mesmo que sejam feitas de forma automáticas, mantenham-se super-personalizadas ao contexto dos clientes;

  3. Gestores cada vez mais interessados em mensurar e avaliar o desempenho do processo comercial de forma tangível;

  4. O crescente desejo de escalar as vendas.

O problema é que uma forte tendência entre clientes (pessoas) de todos os segmentos têm vindo (aparentemente) na contra-mão do Low-Touch: a utilização do WhatsApp. 

Por conta da popularidade incrível do aplicativo no Brasil, muitas pessoas querem construir seus relacionamentos com as empresas (seja através do Marketing, de Vendas ou do Atendimento ao Cliente) por meio do WhatsApp. 

Porém, pelas próprias limitações da plataforma para o envio de mensagens automáticas e as poucas soluções de integração com outros sistemas da empresa, o atendimento feito por lá acaba exigindo uma demanda alta do time de vendas. 

Isso fez com que muitas as operações de Low-Touch fossem adaptadas e perdessem sua escalabilidade e capacidade de gestão.

Mas, essa ideia dicotômica de que o WhatsApp simplesmente não pode fazer parte de uma operação Low-Touch não é verdadeira. E eu vou te mostrar o porquê:

Como utilizar as automações de WhatsApp para criar uma operação Low-Touch 

Tenha uma boa ferramenta de automação

O primeiro, e mais importante passo é ter uma ferramenta de automações de WhatsApp. O NA5 Conversas é a solução que criamos para integrar oficialmente o WhatsApp e o HubSpot CRM, permitindo não apenas o registro de todos os atendimentos no CRM da empresa, como também possibilitando a utilização dos workflows (fluxos de automação) da HubSpot com mensagens personalizáveis de WhatsApp. 

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Identifique os processos comerciais

Em seguida, é preciso olhar para o mapa do seu processo comercial e identificar quais os processos que podem ser automatizados. Vale ressaltar aqui que é importante utilizar o WhatsApp dentro de um contexto de todas as ferramentas disponíveis na empresa para evitar duplicidade e utilizá-lo em momentos-chave na Régua de Relacionamento.

Aqui vai um exemplo: quando não há respostas do prospect após alguns dias do envio da proposta feita pelo vendedor por e-mail, você pode enviar uma mensagem por WhatsApp para lembrá-lo da proposta e perguntar se ele precisa de alguma assessoria. 

Em outro exemplo, você pode notificar um cliente que o contrato está acabando e que é necessário renová-lo o mais rápido possível (para receber um desconto por exemplo). Dessa forma, você aumenta consideravelmente a probabilidade da mensagem ser lida (se comparado com o envio de um e-mail) antes de precisar que um vendedor entre em contato. 

É importante ressaltar que não há respostas prontas. Cada empresa deve olhar para a sua Régua de Relacionamento e entender a melhor forma de utilizar o WhatsApp. Só e preciso lembrar que este é um canal “íntimo” para as pessoas e usá-lo indiscriminadamente pode causar fricções desnecessárias no relacionamento empresa-cliente.

Por que esse tipo de automação é importante?

Bom, além de garantir que seus clientes possam utilizar o canal de sua preferência para conversar com a empresa, acelerar a aproximação com o seu público, aumentar a relevância das suas mensagens e ainda possibilitar uma infinidade de novas formas para construir sua Régua de Relacionamento, as automações de WhatsApp podem transformar a sua operação para sempre. 

Não acredita em mim? Então olha só esses 4 motivos que eu separei para você você entender como automatizar a comunicação por WhatsApp pode otimizar todo o desempenho do seu processo de Conversão, Vendas e até Customer Service:

Veja também – Saiba porque e como criar automações de WhatsApp para SDR

                       1. Evita que um prospect fique sem o devido follow-up, por conta de um vendedor que esqueceu de entrar em contato após alguns dias (a famosa falha humana). Isso significa que todas as oportunidades de negócios serão devidamente tratadas.

Ou seja, sua empresa nunca mais vai perder oportunidades de negócios porque alguém esqueceu de fazer o follow-up.

 

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                       2. Quando um vendedor fica responsável por muitos leads e não consegue dar conta, ele normalmente prioriza aqueles que ele considera mais quentes ou aqueles que tem um ticket maior. Com isso, os leads frios acabam ficando de lado ou e recebem a devida atenção.

Além de criar uma impressão super-ruim sobre a empresa, esse comportamento também é responsável por muitas oportunidades perdidas. Com as automações de WhatsApp, você garante que todos os leads recebem um atendimento.

 

                       3. Quando as mensagens de WhatsApp são automáticas, o vendedor não precisa fazer tarefas manuais super-improdutivas. Ele fica livre para fazer o que realmente importa: construir relacionamento verdadeiros e relevantes com os clientes.

O vendedor se torna mais eficiente (pois não perde tempo com tarefas manuais) e também mais valioso, para fazer ações que automação nenhuma jamais poderá substituir. 

 

                       4. Por fim, as automações de WhatsApp permitem o monitoramento e controle de cada touch, para realmente entender quais são os pontos que estão dando certo (que estão resultando na alta taxa de conversão de uma etapa para outra), e quais não estão.

Com isso, a gestão finalmente pode mensurar e avaliar os processos comerciais feitos por este canal e entender o seu impacto nas vendas. 

 

Estes são apenas 4 exemplos das vantagens que as automações de WhatsApp podem ter sobre a sua operação Low-Touch. Com as estratégias e ferramentas certas, o seu processo comercial será transformado para sempre! 

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